ANDES; ONDE TOCAMOS O CÉU!

Posted on

Nos incríveis picos dos ANDES, onde podemos tocar o CÉU!

Difícil de explicar a sensação de entrar na “zona da morte” nos Andes. Nas altas montanhas chamados de “Apus”, onde o ar é rarefeito e seus picos tocam no céu.

Os Andes é a maior cadeia de montanhas do mundo (em comprimento), bioma que influência toda a América do Sul. Conecta com quase todos os ecossistemas e imprime sua identidade onipresente. São incríveis os enormes picos nevados, os “Apus”, como chamam os andinos, que mais parecem cenários de filmes de ficção.

Lá no alto, vivem diversos povos mágicos, entre montanhas, desertos e vales. Geralmente esses povos tradicionais vivem perto de lagos, que são resultados do degelo de grandes nevados. Esses lagos são verdadeiras caixas D’Águas, e são os formadores dos maiores rios do mundo, como é o rio Amazonas. Está tudo interligado, a maioria desses rios nascem desses nevados, como podemos observar na foto, a cordilheira Branca em Ancash – Peru.

12549015_1008621012510690_2608653771266618942_n
ANDES – Pico Nevado na região de Ancash, cordilheira Branca – Peru

-20 graus para 40 grau

O que mais impressionam nas grandes montanhas andinas além da altura e grandeza, é que em suas devidas proporções, estão próximos da Amazônia. Os Andes estão circundando a grande floresta, formando um altíssimo corredor em arco. Vem desde a Patagônia até a Venezuela. Essa proximidade, é um verdadeiro paradoxo climático, geográfico e cultural. Dos congelantes -20 graus para os 40 graus do forte calor tropical. De altitudes acima de 6.000 metros, para vasta planície Amazônica.

Cordilheira do Andes, na língua Quéchua se chama Anti(s), é uma vasta cadeia formada por um sistema contínuo de montanhas, ao longo da costa ocidental da América do Sul. Com 8 mil metros de extensão, é a maior cadeia de montanhas do mundo (comprimento). E sua formação geológica é datada do período Terciário.

 

12661823_1016245635081561_8246837689872987725_n
ANDES – Laguna de Lhanganuco – Huascarán – Peru. Lagos que são berços dos rios da Amazônia

Estamos vivos graças aos Ancestrais

Esses lagos belíssimos, que formam os rios quando descem das montanhas, como o maior rio do mundo, o Amazonas. Esse lagos são também o berço da cultura e mitologia andina. São das ancestrais e milenares culturas que aprimoraram tanto a relação de uso fruto da natureza. Hoje todo nosso sistema de agricultura por exemplo, é amparado pela metodologia que herdamos dessas regiões, onde elas foram desenvolvidas. Das águas desses lagos, eles criaram sistemas complexos de engenharia de irrigações. Assim como fizeram da engenharia genética em animais e plantas. O fizeram tal qual, ou melhor, dos que temos hoje. As proporções aplicadas, usadas e distribuídas no caso, eram de uso sustentáveis. Já em nosso modelo adaptado, levamos a escassez dos recursos hídricos e esgotamento da terra. Vale lembrar que isso está acontecendo hoje em diversos rios do Brasil, como o rio São Francisco, existe até estudos que apontam data de sua extinção, por uso indevido desse recurso.

Cordilheira Negra e a cordilheira Branca

Uma das regiões mais alta nos Andes é na região de Ancash, encravada entre a cordilheira Negra e a cordilheira Branca, está localizada a cidade de Huaraz, ao norte do Peru. A característica predominante dessa parte andina é a altura dos elevados e a cultura milenar que ali se encontram. São incríveis ruínas e cidades inteiras, que fazem parte do cenário há mais de 6 mil anos e que nos arremetem a muitas lendas, histórias mágicas, como é o caso de CHAVIN DE HUANTAR. Chavin, é uma das mais importantes antigas ruínas do mundo, os Japoneses e os Americanos são os que mais se entusiasmam em visitar, e não é por menos, as conexões de Chavin são de colocar qualquer mestre de joelhos, devido uma série de fatores fantásticos, desde sua localização e formações de mitos andinos que até hoje definem muito a identidade e a cultura Americana, e que dali que surgiu grande parte de invenções que seguiram para o mundo inteiro.

GOSTOU DO POST? CURTE FOTOGRAFIA?

ENTÃO BAIXE NOSSO APP GRATUITO DE FOTOS WALLPAPER AMAZON ANDES PHOTO HD:

 

2 thoughts on “ANDES; ONDE TOCAMOS O CÉU!

  1. Obrigado pela oportunidade de contemplar fotos tão belas, sou educador ambiental, e pretendo um dia poder visitar e ajudar a preservar a vida desse lugar fantástico

    1. Luiz, nós que agradecemos sua atenção e seja bem vindo ao blog, e caso não tenha se cadastrado, faça para receber nossos materiais, em breve haverá lançamento do filme Amazônia Andes. Obrigado!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *