A GIGANTE ÁRVORE DA AMAZÔNIA – SAMAÚMA

Posted on

GIGANTE ÁRVORE DA AMAZÔNIA –  SAMAÚMA 

Árvore da Amazônia encantadora considerada sagrada e mágica pelos povos tradicionais na Amazônia de toda América do Sul. 

A Samaúma ou Sumaúma(ceiba pentranda), essa gigante árvore da Amazônia e que segundo Charles R. Clement, Biólogo e Pesquisador do INPA( Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia), “a sumaumeira é uma árvore típica da várzea onde atinge um porte gigantesco de 45-50 m de altura por 1,5-2 m de diâmetro, crescendo muito rápido e desenvolvendo características sapopemas. Em terra firme, atinge menor porte, embora seja também volumosa”.

386913_437521106287353_1262304306_n
Árvore da Amazônia Samaúma, foto(José Tezza), durante a expedição do doc. dirigido Christiane Torloni nas terras dos Ashaninkas

Considerada Sagrada

Envolta de várias lendas a Samaúma essa Árvore da Amazônia encanta quem se depara com ela, com sua majestosa e imponente forma de ser. A árvore apresenta propriedades medicinais e é considerada pelos povos da floresta, uma árvore com poderes mágicos, protegendo inclusive as demais árvores e os habitantes da floresta.

A samaumeira é tipicamente amazônica, porém de acordo com pesquisas conhecida como a “árvore da vida” ou “escada do céu”. Os indígenas consideram-na “a mãe” de todas as árvores. Suas raízes são chamadas de Sapobemba. Estas raízes são usadas na comunicação pela floresta, que é feita através de batidas em tais estruturas. Possui uma copa frondosa, aberta e horizontal.

564557_428389033867227_2128000572_n
Foto da Árvore da Amazônia Samaúma, essa gigante árvore da Amazônia, na Reserva Chico Mendes.(foto – José Tezza)

De acordo com o Biologo Charles(INPA) “A Sumaúma ocorre nas Américas, Africa e Ásia. Foi na Ásia que o haicai originou-se, difundindo-se pelo mundo. A sumaúma espalhou-se similarmente, mas das Américas. Para o nosso grêmio, ela representa a força do haicai em nossa região e seus frutos, com suas sementes emplumadas, simbolizam os haicais em si. Como suas sementes, usadas para encher travesseiros e colchões, nosso trabalho é usado para ilustrar nossa criação para a posteridade. A sumaúma encanta com suas lendas e com seu espirito invocado pelos pajés em rituais de cura. É considerada o telefone da floresta: batendo em suas sapopemas faz com que elas ecoem, anunciando a presença de alguém em seu tronco. Dessa relação atrativa e espiritual fazemos uma ligação estreita com os objetivos e fundamentos do nosso grêmio.”

47194788
foto creator: Aline Vale

 

 




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *